ARQUIVO DO BLOG

◘ EVANGELHO DO DIA




 


 



Anunciar o Evangelho não é um título de glória para mim; ao contrário, é uma necessidade que me foi imposta. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!
 São Paulo



 
Dia 26/12/2014
Perseguições e sofrimento 
Mt 10, 17-22

"Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 

Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. 

Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. 

O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. 

Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. 

Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo."
Comentário do Evangelho
O preço do testemunho

Nosso texto é parte do discurso missionário de Jesus (Mt 10). 

Os discípulos devem ter presente, olhando para o seu próprio Senhor, a possibilidade de ser ameaçados, hostilizados e perseguidos. 

O mais doloroso é que a perseguição, a hostilidade, não vêm somente de fora, mas também de dentro da comunidade, da própria família (cf. v. 21).

Na perseguição é preciso prudência e simplicidade (v. 16); é preciso discernir para não se deixar enredar por quem quer que seja. 

É por causa de Jesus que os discípulos são perseguidos (v. 18a). 

Esse sofrimento é o preço do testemunho: "... dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos" (v. 18b). Em tudo isso é preciso confiança, pois o "Espírito do vosso Pai falará em vós" (v. 20). 

O Espírito Santo, dom gratuito do Pai, é que inspira os discípulos. Essa confiança é que deve sustentar a vida dos discípulos enviados em missão. 

As traições, o ódio, a rejeição por causa de Jesus e do seu evangelho não têm por que nos assustar. 

Todos nós somos às vezes cordeiro e lobo, até que se realize a identificação do discípulo com o Mestre.

A missão é universal porque os doze discípulos escolhidos por Jesus não acabarão "de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem" (v. 23). 

A tarefa de conduzir as pessoas ao único e verdadeiro pastor (cf. Ex 34,23-34) será permanente, enquanto houver ódio entre os irmãos (cf. v. 21), enquanto houver perseguições em nome de Jesus (cf. v. 22).
Oração


Espírito de coragem perseverante, nas adversidades da vida, vem em meu auxílio, e ajuda-me para que não arrefeça a minha adesão a Jesus e ao Reino.

   
A Bíblia é a Palavra de Deus.
"Passará o céu e a terra,
porém as minhas palavras
não passarão."
Jesus lhes disse:
"Ide por todo o mundo e pregai o
Evangelho a toda criatura". (Mc 16,15)
   




Pai, ensina-me a ser benevolente com quem deve ser evangelizado por mim, para que, no final de minha missão, eu possa também experimentar a tua benevolência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

FARMACIA DOMESTICA NATURAL: ÓLEOS, CRISTAIS E ERVAS_

Farmácia Doméstica Natural: Óleos, Cristais e Ervas – O que sua avó tinha em seu Armário de Medicamentos?   Produtos e substâncias naturais ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS