ARQUIVO DO BLOG

◘ PROJETO BUSCA MELHORAR OPERAÇÕES DE TRENS TURISTICOS NO BRASIL

 

turismo
Parceria vai beneficiar 20 linhas de trens e fortalecer cerca de 600 pequenos negócios. 
O trem do Corcovado, no Rio de Janeiro, é um dos alvos da parceria. 
O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), lançou um projeto para aumentar o fluxo de turistas e usuários em 20 linhas de trens turísticos e culturais em diferentes partes do país e fortalecer os pequenos negócios nessas regiões.
A meta é atender em dois anos, por meio da melhoria da operação desses trens, cerca de 600 empreendimentos entre lojas, pousadas e hotéis, restaurantes, artesanato local, serviços de táxis e guias de turismo situados nas imediações das linhas, além dos próprios funcionários das concessionárias dos trens.
A expectativa é que os empreendimentos obtenham pelo menos 80% de satisfação dos clientes atendidos e ampliem em 10% o faturamento ao adotar as boas práticas de gestão sugeridas pelas consultorias e oficinas previstas no projeto. 
“Quando o empresário otimiza recursos e revê seus processos, ele conquista novos clientes e, consequentemente, aumenta o faturamento”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
O Sebrae vai investir R$ 4,5 milhões para melhorar o atendimento dos clientes nos trens, fortalecer as lideranças do setor e a cooperação com os pequenos negócios vizinhos. 
O projeto Trem é Turismo será lançado durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que acontece em São Paulo. 
O projeto prevê que os empreendimentos tenham maior acesso ao mercado e a ações de inovação e sustentabilidade que aumentem o fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais, o que vai fortalecer os pequenos negócios no entorno. 
O Serra Verde Express (Trem do Pantanal) é outro bastante visado pelo potencial.
Até o final do ano, a parceria vai realizar um estudo de mercado para identificar as percepções, expectativas e desejos dos clientes em relação a um passeio em um trem turístico e cultural. 
O estudo irá orientar as estratégias de marketing das operadoras de trens turísticos e culturais que participam do projeto. 
Além disso, esses empresários receberão consultoria, participarão de encontros, feiras do setor e visitas técnicas que servirão como troca de experiências, que vão permitir que os empreendimentos tenham uma melhor gestão e se tornem mais competitivos.
“Além da troca de experiências, as empresas vão aprender umas com as outras sobre as melhores práticas adotadas por cada um dos trens turísticos e culturais. 
Esse processo de aprendizagem permite acelerar a implementação de inovações que resultem em melhor atendimento e mais segurança para os turistas e visitantes”, afirma Luiz Barretto.
Entre os trens e localidades que serão trabalhados neste projeto estão o
  •  Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro; 
  • o Trem do Forró, em Pernambuco; 
  • o Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo; 
  • o Trem das Águas, em Minas Gerais; 
  • o Trem da Serra da Mantiqueira, também em Minas; 
  • o Trem do Pantanal, no Mato Grosso do Sul; 
  • o Trem da Moita Bonita, em São Paulo, e 
  • o Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul. 

As linhas selecionadas estão em efetiva operação ou iniciando seu funcionamento.
Os trens turísticos e culturais estão sendo beneficiados pelo crescimento do turismo interno, ditado pelo crescimento das classes C e D que passam a gastar parte de sua renda em viagens, lazer e entretenimento. 
Esse crescimento é comprovado com o aumento do número de desembarques doméstico nos aeroportos do todo o Brasil, que cresceu 107% em oito anos. 
“O turismo brasileiro, em todos os segmentos, está vivendo uma década de expressivo crescimento e deverá dobrar de tamanho, tanto em número de turistas estrangeiros quanto no turismo interno, realizado pelos próprios brasileiros. 
O turismo ferroviário, especialmente, está em pleno crescimento, porém é ainda pouco conhecido por parte dos brasileiros. 
Este projeto vai aumentar sua visibilidade e dar suporte e capacitação aos micro e pequenos empresários do entorno das estações, que estarão melhores qualificados para atender aos visitantes”, afirma Adonai Arruda, presidente da ABOTTC.
Trens que já aderiram ao Projeto
1.    Trem do Corcovado – RJ
2.    Trem das Montanhas Capixabas – ES
3.    Trem da Serra da Mantiqueira – MG
4.    Trem das Águas – MG
5.    Trem das Cachoeiras – MG
6.    Trem do Pantanal – MS
7. Trem do Forró – PE
8. Trem da Serra do Mar Paranaense – PR
9. Trem Porto União a União da Vitória – PR/SC
10. Trem do Vinho – RS
11. Trem do Vale do Taquari – RS
12. Trem dos Pampas – RS
13. Trem das Termas – SC
14. Trem da Serra do Mar – SC
15. Trem das Bromélias – SC
16. Trem da Moita Bonita – SP
17. Expresso Turístico CPTM – Luz a Jundiaí
18. Expresso Turístico CPTM – Luz a Mogi das Cruzes
19. Expresso Turístico CPTM – Luz a Paranapiacaba
20. Trem da Estrada Real – RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GATHERING SUPERCARS 2024 ARRANCA ESTE FIM DE SEMANA.

  Sob o lema «Os automóveis são o melhor dos motivos para juntar amigos, família e cruzar vidas», o  Gathering Supercars 2024  – o maior enc...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS