ARQUIVO DO BLOG

BOLSONARO REALIZA ENCONTRO COM EMBAIXADORES PARA APONTAR FRAUDES NAS ELEIÇÕES DE 2014 e 2018.

Bolsonaro espera pelo menos 40 embaixadores em reunião sobre eleições

Intenção do presidente é enviar ao exterior mensagem de preocupação sobre a transparência do processo eleitoral brasileiro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) espera pelo menos 40 embaixadores estrangeiros para a apresentação sobre transparência das eleições, em encontro aguardado para esta segunda-feira, 18. 

O chefe do Executivo compartilhou a expectativa em contato com jornalistas em Brasília no domingo 17.

Segundo o presidente da República, a apresentação aos representantes internacionais vai ser técnica, sem tom político. Bolsonaro citou episódios recentes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em eventos no exterior como exemplos de atos que supostamente fugiram da harmonia democrática.

Luiz Edson Fachin, presidente do TSE, disse em evento nos EUA que temia por atos golpistas nas eleições brasileiras, em comparação com a invasão do Congresso norte-americano por apoiadores de Donald Trump. Já Luís Roberto Barroso, do STF, afirmou que as Forças Armadas estavam sendo orientadas a atacar o processo democrático nas eleições.

“Vai ser algo técnico. Porque o ministro Fachin e o Barroso foram para o exterior criticar o presidente da República, fazer palestra de como derrubar o presidente e falar que estou atentando contra a democracia. 

Nós queremos é transparência”, afirmou Bolsonaro a jornalistas no domingo.

Bolsonaro ainda externou preocupação sobre a condução do debate entre o TSE e as Forças Armadas a respeito da colaboração para a transparência das eleições. 

Para o presidente, a indefinição sobre o acolhimento das sugestões dos militares serve para que a Corte acabe, no fim, ignorando qualquer tentativa de participação externa.

“Nós, desde o começo, queremos reuniões entre grupos técnicos. Parece que estão dispostos daqui a 15 dias. 

Ou seja, estão esticando a corda até chegar um momento onde você não possa fazer mais nada, daí tem que aceitar a proposta deles”, comentou o presidente.

Na última semana, Fachin convocou reunião com técnicos de entidades que desejam participar da fiscalização das eleições, em encontro marcado para 1º de agosto. 

As Forças Armadas confirmaram que representantes técnicos vão participar da conversa.

Segundo o TSE, outras 12 instituições também confirmaram participação: Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Confederação Nacional da Indústria (Sesi, Senai e IEL), Partido Liberal (PL), Partido Verde (PV) e Partido da Mobilização Nacional (PMN).

 https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/bolsonaro-espera-pelo-menos-40-embaixadores-em-reuniao-sobre-eleicoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS