ARQUIVO DO BLOG

REAL AMPLIA LIDERANÇA COMO A MOEDA DE MELHOR DESEMPENHO DO MUNDO NESTE ANO.

 

O real brasileiro ampliou sua liderança como a moeda de melhor desempenho do mundo este ano, à medida que os investidores olham além dos riscos políticos para se concentrar nos rendimentos suculentos do país e nas ações baratas. 

A moeda se fortaleceu além do nível-chave de 5 por dólar pela primeira vez desde julho, estendendo sua alta acumulada no ano para mais de 11,4%. Isso abre espaço para ganhos adicionais em direção a 4,87 por dólar, o próximo nível de resistência do dólar observado pela maioria dos traders. 

Às 11:50 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,86%, a 5,0075 reais na venda, depois de chegar a tocar 4,9978 reais (-1,05%).

Caso mantivesse esse patamar até o fim das negociações, o dólar registraria uma mínima desde a cotação de encerramento de 4,9764 reais atingida em 30 de junho do ano passado, que também foi a última vez que a divisa norte-americana fechou abaixo dos 5 reais.

Na B3 (SA:B3SA3), às 11:50 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,06%, a 5,0095 reais.

Com o desempenho desta manhã, o dólar à vista aprofundava as perdas no acumulado de fevereiro para cerca de 5,6%, intensificando a queda em 2022 para mais de 10%. O real –que liderava os ganhos contra o dólar entre uma cesta de mais de 30 divisas de todo o mundo nesta sessão– também ostenta o melhor desempenho no mês e no ano.

Por trás da intensa desvalorização da moeda norte-americana está um “fluxo grande de dólar para o mercado, depois que o Brasil –e mercados emergentes, em geral– se adiantou em relação a países desenvolvidos na normalização da política monetária”, disse à Reuters Bruno Mori, planejador financeiro da Planejar.

O mercado aguarda para as 14h30 (de Brasília) desta quarta-feira os mais recentes dados do fluxo cambial ao país. Apenas nas duas primeiras semanas de fevereiro o Brasil recebeu 5,077 bilhões de dólares via câmbio contratado (acima dos 3,383 bilhões de dólares do mesmo período de 2021), elevando o saldo no acumulado do ano para 6,570 bilhões de dólares, contra 6,180 bilhões de dólares um ano antes.

É o desempenho estelar ano marcado pela política global para um mais apertado, bem como um maior conceito de perspectiva geopolítica em torno de Ucrânia. É também uma reviravolta drástica para a própria moeda brasileira, que se enfraqueceu em cada um dos últimos cinco anos. 

O Brasil é um dos dois preferidos pelos investidores estrangeiros, que estão sendo atraídos pelos altos rendimentos do país depois, elevou as taxas para os dois números mais poderosos em um dos ciclos de aperto do mundo. Eles também foram concebidos como indivíduos de medidas de valor. O boom das commodities foi a cereja do bolo.

Com Bloomberg e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS