ARQUIVO DO BLOG

✔️RECESSÃO Á VISTA 🌍TODOS OS OLHOS 👀 NO FED 🇺🇸 ENQUANTO CAMINHA NA "CORDA BAMBA" DA INFLAÇÃO E RECESSÃO.

🎯19 de Julho 2022

   ▪️Os últimos dados de inflação divulgados nos EUA 🇺🇸criaram uma séria dor de cabeça para os formuladores de políticas do Federal Reserve, que correm o risco de levar a economia global🌍 a uma recessão até o final do ano.

👉Na quarta-feira passada, o Departamento do Trabalho revelou que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) cresceu 9,1% ano a ano em junho, acima dos 8,6% em maio e crucialmente acima das previsões dos economistas de 8,8%, enquanto o núcleo do CPI foi de 5,9%.  

Este número é o maior salto desde novembro de 1981, impulsionado principalmente pelos preços da energia que dispararam este ano.

Em reação, a curva de rendimentos do Tesouro dos EUA inverteu para seu nível mais alto desde 2000 após a bolha 'pontocom', com títulos do Tesouro de dois anos subindo nove pontos base (bps) para 3,13%, enquanto os títulos do Tesouro de 10 anos caíram cinco bps para 2,91% em 13 de julho, um spread de 22bps.

Uma curva de rendimento invertida é um indicador importante de uma desaceleração na economia dos EUA, tendo sinalizado com sucesso todas as recessões nos últimos 50 anos.

Todos os olhos agora se voltam para a reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) do Fed em 26 e 27 de julho, onde as chances de um aumento de 1% na taxa de juros aumentaram significativamente, enquanto um aumento de 0,75% é agora uma certeza.

Com a inflação mais uma vez surpreendendo pelo lado positivo, o banco central dos EUA não tem escolha a não ser contra-atacar aumentando as taxas, apesar do impacto que isso terá no crescimento da economia.

Como Caleb Thibodeau, associado sênior de mercados de capitais globais da Validus Risk Management , disse: “Esta é uma má notícia para [o presidente dos EUA Joe] Biden e uma notícia muito ruim para o Fed, que seria algemado a aumentos contínuos, independentemente da deterioração do crescimento ou desempenho do mercado.

“A diretriz do Fed é quebrar a inflação a todo custo e só depois disso voltará a considerar o crescimento, os mercados de trabalho.”

Como resultado, as chances de uma recessão aumentaram significativamente com o presidente do Fed, Jerome Powell, focado em seu mandato de trazer a inflação de volta à meta de 2% do banco central, apesar da pressão política do governo Biden.

Powell alertou anteriormente em junho que “mais surpresas podem estar reservadas”, já que o banco central procura lidar com os níveis mais altos de 40 anos.

Tiffany Wilding, economista norte-americana da PIMCO , disse que um ritmo mais acelerado de aperto monetário aumentou a confiança da empresa em seu chamado de recessão.

“Acreditamos que a recessão nos EUA é mais provável nos próximos 12 meses e, com uma política monetária mais restritiva agora esperada, o tamanho da contração também deve ser mais grave.”

Suas opiniões foram ecoadas pelo fundador da Research Affiliates , Rob Arnott , e pelo chefe de pesquisa Campbell Harvey , que alertou que o “atraso no combate à inflação” do Fed aumentou significativamente as chances de exagerar nos níveis atuais.

“O Fed não teve que lidar com uma inflação séria nos últimos 40 anos e as respostas adotadas agora provavelmente desacelerarão a economia”, continuaram. “É muito tarde para o jogo porque os membros do conselho estavam em negação por um longo tempo.

“O histórico do Fed em previsões, seja de economia ou inflação, raramente é melhor do que um tabuleiro Ouija. Se ainda não estivermos entrando em recessão, vemos uma probabilidade substancial de que uma recessão possa começar no final de 2022 ou 2023.”

Em resposta, os investidores de ETF estão mudando para  títulos do Tesouro dos EUA de maior duração  na expectativa de um desempenho mais forte durante uma recessão.

Destacando isso, o ETF iShares $ Treasury Bond 7-10yr UCITS ETF viu entradas de US $ 224 milhões na semana passada, em 16 de julho, enquanto os investidores retiraram US $ 157 milhões do ETF iShares $ Treasury Bond 0-1yr UCITS , de acordo com dados da ETFLogic .

⬛️Artigos relacionados

⚫️Cinco ETFs para uma recessão iminente

⚫️Investidores de ETF reduzem risco de crédito à medida que os temores de recessão aumentam

⚫️Aumento do risco de estagflação

Veja a matéria 

👇👇👇👇👇

https://www.etfstream.com/features/all-eyes-on-fed-as-it-walks-inflation-recession-tightrope/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS