ARQUIVO DO BLOG

PACU, O PEIXE PAPA BAGOS.

O pacu é um peixe da Amazônia que é aparentado das piranhas, da mesma subfamília Serrasalminae

Mas, ao contrário dos dentes pontudos de suas primas, algumas espécie de pacu tem sua dentição mais regular, com extremidades quadradas – bem parecida com a dos humanos.

Por que ele tem os dentes dessa forma? A evolução fez com que eles ficassem assim, já que as fontes de alimento do peixe são plantas aquáticas, caramujos e nozes que caem das árvores – ao contrário das piranhas que precisam arrancar pedaços de carne de outros animais. Uma das teorias para a evolução dos dentes em peixes afirma que os antepassados dos animais que vemos hoje tinham um exoesqueleto.

Pacu, o peixe papa bagos

Esse exoesqueleto foi sendo perdido em outras partes do corpo, mas modificado na região da cabeça. 

Os primeiros dentes seriam como escamas pontudas que, dependendo do uso que os peixes faziam dele, foram se modificando em cada espécie. 

No caso do pacu, ele desenvolveu dentes que, de forma perturbadora, se parecem com os nossos.

Esses peixes são nativos do Brasil, mas já há relatos deles serem pescados no hemisfério norte, França, Dinamarca, Papua Nova Guiné e provavelmente porque alguém os comprou ou capturou, colocou-o para viver alguns meses num aquário e depois cansado do bicho, soltou em algum lugar.

Pacu, o peixe papa bagos

E devido a alguns incidentes com esse peixe relatados em diversas parte do mundo, o pacu, que nem sempre pode ser da mesma espécie, ganhou fama e foi apelidado de “pacu comedor de testículos” por atacar homens que nadavam nus e os peixes confundirem seus testículos com nozes ou sementes. 

Em 2014, houve um certo pânico na população ribeirinha e pescadores nos Estados Unidos por esse peixe, estar começando a infestar a água dos rios naquele país.

Desde 1970, o US Geological Survey vem monitorando o peixe e documentou um total de 115 avistamentos por todo o país, sendo mais concentrados na Flórida, Texas, Geórgia, Indiana e Carolina do Norte. Os pacus não são agressivos como as piranhas, mas sua mandíbula pode ser perigosa.

Pacu, o peixe papa bagos

Em Edimburgo, na Escócia, uma criança precisou de cirurgia depois que um pacu mordeu seu dedo num aquário público, já em Papua Nova Guiné, a relatos de que dois pescadores perderam seus testículos, comidos por um pacu. 

Comentando sobre os incidentes, Matthew Kane, gerente do zoológico Deep Sea World, nos Estados Unidos disse: “Pacus vão morder e comer qualquer coisa, até mesmo dedos de crianças e testículos nadando soltos na água“.

Pacus tem comércio livre nos Estados Unidos e podem ser comprados em lojas de aquários e são fáceis de criar. O problema é seu crescimento rápido e que pode chegar até 1,2 metro de comprimento, ficando inviáveis de mantê-los nos aquários, fazendo os proprietários se livrarem deles, soltando em canais, lagoas, riachos e até mesmo em reservatórios.

Pacu, o peixe papa bagos

Outro peixe, este já marinho com a dentição parecida com as dos humanos é o Archosargus probatocephalus (Sargo-de-dentes). Peixe esse que tem os dentes da frente similares aos nossos incisivos e atrás da boca mais três fileiras de dentes como nossos molares. Pertencem a família Sparidae e podem ser vistos no Mar do Caribe , Golfo do México, na costa oeste do Oceano Atlântico e também por toda costa brasileira. 

Eles preferem habitats costeiros rochosos, recifes e podem chegar a 91 cm de comprimento e pesar até 9,6 kg.

Pacu, o peixe papa bagos
Pacu, o peixe papa bagos
Pacu, o peixe papa bagos
Pacu, o peixe papa bagos
Pacu, o peixe papa bagos
Pacu, o peixe papa bagos
Pacu, o peixe papa bagos

Fonte: 1 2 3 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS